Pages

Ronailson Souza. Tecnologia do Blogger.

Veja Também

PROERD na Escola




O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um programa antidrogas que já faz parte desta escola em defesa da vida, é aplicado exclusivamente por Policiais Militares. Na nossa escola é aplicada pelo Cabo PM De Brito do 4º Pelotão da Polícia Militar de Nioaque, que ministra aulas para crianças do 5° ano do ensino fundamental. Os conhecimentos sobre drogas e as formas de dizer não, são transmitidos aos alunos através de lições com a utilização de um livro, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de canções, recursos didáticos, jogos, brincadeiras e outros, ao final de todas aulas ministradas, são realizadas formaturas, com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, qualificando o aluno a ser um multiplicador dos conhecimentos adquiridos e um parceiro na luta contra as drogas. Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o programa a Polícia Militar tem a possibilidade de desmistificar a figura do Policial, já que ele trabalha fardado com os alunos em sala de aula, fazendo com que haja uma melhor interação entre a sociedade e a Polícia Militar.

Dia Nacional da Consciência Negra

Apesar de não ser considerado feriado nacional, o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e a data foi escolhida por um motivo especial. Desde o ano de 2003, o projeto de lei número 10.639 foi aprovado e o dia 20 de novembro foi definido, pois é o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, o grande símbolo da resistência negra contra a escravidão no país. Junto com a instituição do feriado, a lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura-afro brasileira nas escolas.
 Morto em 1965, Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas, considerado o maior quilombo do Brasil, que chegou a contar com uma população de 20 mil  escravos foragidos das fazendas e dos engenhos e teve duração de décadas. A liderança de quase cem anos de Zumbi foi histórica não só no Brasil, mas nas Américas. Palmares e Zumbi não são símbolos frabricados, são figuras centrais da nossa história. Ele é um herói nacional e sacrificou sua vida pela liberdade. Embora o conceito seja ensinado nas escolas, ainda há os que não sabem, de fato, qual a importância da data para o país.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos. Na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.

Obrigado pela Visita.

emipolo31@hotmail.com